Skip navigation

De acordo com a definição do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, uma realização da Academia das Ciências de Lisboa e da Fundação Calouste Gulbenkian, o Feminismo consiste numa “doutrina que preconiza a ampliação legal dos direitos da mulher, a equiparação dos seus direitos civis e políticos aos do homem”.
Acrescente-se que ser feminista é partilhar “as ideias preconizadoras da equiparação dos direitos das mulheres aos dos homens e que toma as atitudes reivindicativas nesse sentido”, sendo “a consciência da profunda desigualdade entre a mulher e o homem que leva as feministas a agirem de forma a tentarem corrigi-la”.
O Feminismo é frequentemente ridicularizado e deturpado, pelo que o seu reconhecimento na sociedade como um movimento preponderante na defesa dos direitos femininos e humanos é dificultado ou retardado.
De nenhuma forma as feministas (como nós) pretendem diminuir o homem, a sua (e nossa) luta não é uma perseguição ao homem, mas o estabelecimento da Igualdade de direitos entre sexos.
Enquanto jovens feministas, convictas de que uma mudança se impõe, preocupamo-nos, exclusivamente, com a Defesa dos Direitos Humanos, diligenciando o seu respeito e cumprimento. Pretendemos estabelecer e concretizar os nossos objectivos, que contemplam os seguintes tópicos:

1. Consciencializar a sociedade da permanente violação dos Direitos Humanos à escala regional, nacional e internacional;
2. Reivindicar o justo cumprimento dos princípios normativos, no sentido de melhorar as estruturas social, económica e política;
3. Organizar manifestações “audíveis”, sem carácter violento mas afirmativo, de modo a provocar uma revisão no comportamento fleumático colectivo.

A tua colaboração é fundamental para fazer singrar princípios como Igualdade e Justiça social. Contamos contigo!

Feministactual@sapo.pt

3 Comments

  1. Estive aqui…e gostei! hehhe. Só não sou mto de postar…e visitar…pelo menos com frequência! Beijinhos

  2. A luta das mulheres dentro de um sistema capitalista significa sempre que elas querem as mesmas coisas que os homens. Geralmente o que pedem/pensam é do género “se conseguir ganhar tanto dinheiro como os homens tudo estará bem” Eu não penso assim, e a que ser mais criativo do que isto. De um certo modo voces até conseguiram ser criativas, mas, sem no entanto desmitificarem a ideia anterior.Julgo que seria importante fazerem-no para clarificarem a vossa posição.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: