Skip navigation

Não obstante os avultados esforços canalizados para a sua erradicação, a pobreza afigura-se ainda como uma arma de aniquilamento lento, pungente e diário de milhares de vidas. A carência alimentar, a inexistência de um sistema sanitário que garanta um auxílio eficiente, bem como a impossibilidade de aceder à educação básica confluem para uma única realidade: a da pobreza extrema, que vulnera cerca de 1.2 mil milhões de pessoas em todo o mundo.
Constituindo uma iniciativa inovadora no combate contra a “despromoção da vida humana”, “LEVANTA-TE contra a Pobreza” visa persuadir o maior número de pessoas possível a levantarem-se contra a pobreza nos dias 15 e 16 de Outubro de modo a estabelecer um novo recorde mundial.
Em Portugal, o evento integra o programa da campanha Pobreza Zero, a qual dissemina a declaração do Milénio firmada pelos líderes de 189 países, em 2000, e que consagra oito objectivos a completar até 2015, respectivamente: a redução para metade da pobreza extrema e da fome, o acesso universal ao ensino primário, a igualdade de género, a diminuição em 2/3 da mortalidade infantil, a redução em 3/4 da taxa de mortalidade materna, o combate contra a VIH/SIDA e a malária, a garantia da sustentabilidade ambiental e a criação de uma parceria mundial para o incremento de políticas de desenvolvimento.Como participar no “LEVANTA-TE contra a Pobreza”?

A duração do evento compreende unicamente 24 horas: inicia-se às 10h do dia 15 e termina no dia seguinte à mesma hora. Neste intervalo de tempo, os participantes devem reunir-se em grupo e cumprir os seguintes passos:
– Destacar um responsável pela iniciativa;
– A pessoa eleita deverá reunir os participantes num determinado local, pedindo-lhes para que se sentem;
– O responsável deverá explicar a iniciativa e ler o seu manifesto, procedendo seguidamente à contagem decrescente.
– Assim que for pronunciado o número “0”, os participantes levantar-se-ão em simultâneo;
– O responsável deverá preencher o formulário disponível on-line na semana que antecede a realização do evento.

Os resultados finais do “LEVANTA-TE contra a Pobreza” poderão ser consultados aqui ou aqui!

Anabela Santos

3 Comments

  1. Muitos portugueses vivem abaixo do limiar basico de sobrevivencia, ou seja, deparam-se com uma situaçao de miseria, de carencia, de irregularidade na distribuiçao de bens. Face a esta desigualdade o esforço social actua no sentido da promoçao de equidade social, ou seja, num maior equilibrio da balança social. No entanto, se por um lado é verdade que sempre houve desigualdade, pobreza, por outro lado as acçoes de monotorizaçao/de empreendimento na igualdade acreditam no futuro, no amanhã. Ou seja,da mesma forma que passamos de uma Sociedade Civil para uma Sociedade Democratico tambem podemos caminhar no sentido da regularidade. Este tipo de acçoes de formaçao social e de cidadania passam em primeiro lugar pela consciencializaçao de uma massa rotulada: Elite. A causa da insubsistencia das classes de topo, das classes mais altas deriva de uma subsistencia sem limites, de excesso…

  2. *Correcçao do comment anterior:
    A causa da insubsistencia das classes mais baixas deriva de uma subsistencia sem limites das classes mais altas, de topo…

  3. De facto estes numeros são assustadores e parecem entrar em dissonância com a nossa sociedade. A pobreza infelizmente permanece como um dos maiores problemas da nossa época. A enorme desigualdade da distribuição da riqueza não pode ser esquecida, logo este tipo de acções devem ter todo o nosso interesse e colaboração.
    Vamos levantar todos a nossa voz contra a pobreza e cada um reflectir e dentro das nossas possibilidades ajudar a erradicar esta problemática.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: