Skip navigation

A ‘Déclaration des Droits de la Femme e de la Citoyenne’ (1791), de Olympe de Gouges, e a ‘A Vindication of the Rights of Woman’ (1792), da inglesa Mary Wollstonecraft, com a tónica na extensão dos direitos políticos às mulheres e numa educação paritária, respectivamente, inauguraram o sentir, pensar e agir feminista.
“… se uma mulher tem o direito de subir à forca, também deve ter o direito de subir à tribuna”

Desencadeada em 1789, a Revolução Francesa firmou a apologia de direitos como a Igualdade e Liberdade, rompendo com os invólucros medievais e supersticiosos .
Bebendo inspiração nas ideias de Jean Antoine Condorcet, a francesa Olympe de Gouges redigiu uma declaração com o intuito de afirmar os direitos femininos, esquecidos nas reivindicações populares de então. Nela, a activista preconizava a integração da mulher nos domínios público e privado: o direito ao voto e à propriedade privada, o exercício de cargos públicos, a participação no ensino e no exército, bem como igual estatuto e poder na família e Igreja. Após a proibição da participação das mulheres na vida política, em 1793, Gouges perdeu a vida na Guilhotina.
“I do not wish [women] to have power over men; but over themselves”
A autora de ‘A Vindication of the Rights of Woman’, Mary Wollstonecraft, foi a precursora do feminismo inglês ao pugnar por um sistema educativo igual para ambos os sexos. Considerando a educação um canal privilegiado para a emancipação económica e igualdade em relação aos homens, a feminista preconizava a alteração do modelo de ensino que apenas tornava as mulheres “artificiais e débeis de carácter”. Wollstonecraft defendeu ainda a actuação do Estado no matrimónio, bem como uma legislação equitativa.
Apesar de ter falecido prematuramente, em 1797, Wollstonecraft tornou-se uma figura célebre, influenciando os posteriores movimentos sufragistas norte-americanos.
Anúncios

One Comment

  1. nice blog come see mine if u want
    a very good day
    dome


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: