Skip navigation

Resposta do Gato Fedorento. No mínimo original!
( Nota da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial sobre a campanha contra os imigrantes do Partido Nacional Renovador)
1. A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial, através da sua Comissão Permanente, manifesta a sua repulsa e condenação pela campanha hoje iniciada pelo Partido Renovador Nacional contra os imigrantes, apelando mesmo à sua expulsão através da frase “façam boa viagem”, incluída no seu cartaz.
2. A verdade é que, felizmente, estas teses xenófobas são extremamente minoritárias em Portugal e não representam o sentir geral do povo português. Nas últimas eleições, recorde-se, obtiveram unicamente 0,1% dos votos expressos.
3. A frase “Portugal aos portugueses” não é nova. É decalcada das congéneres europeias de extrema-direita, nomeadamente em França, onde tem sido utilizada a expressão “A França para os franceses”. No caso concreto de França, um dos alvos dessa expressão xenófoba é justamente a comunidade emigrante portuguesa. É bom recordar que as atitudes xenófobas, como a do PNR, atingem e prejudicam gravemente os cerca de 4,5 milhões de emigrantes portugueses
espalhados pelo mundo.
4. Portugal tem sido, e vai continuar a ser, um país que acolhe e integra bem os imigrantes que nos procuram, esforçando-se por combater a imigração clandestina e favorecer, de modo controlado, a imigração legal.
5. O combate ao racismo e à xenofobia deve ser permanente, num exercício cívico e pedagógico de todos os cidadãos, combatendo mitos e estereótipos falsos sobre os imigrantes. A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação apela a que os cidadãos e as instituições portuguesas que condenem esta mensagem e reafirmem, com determinação, a atitude acolhedora e de integração com que Portugal trata os imigrantes que estão entre nós, à semelhança do que exigimos para os nossos emigrantes espalhados pelo mundo.
Sylvie Oliveira

SylvieO6@hotmail.com

One Comment

  1. Cara amiga, estes movimentos neo-nazis, podem nao ter muitos militantes mas o objectivo deles tambem nao e esse. pois o k kerem realmente e chamar a atençao ou melhor dar nas vistas e andar nos discursos do dia a dia, o que foi bastante visivel com este cartaz que alimentou polémicas e despertou a atenção por mensagem tao estupida na minha opiniao mas que o deixou o PNR feliz pois toda a gente ficou a conhecer. temos k tentar nos manter indiferentes a estes senhores.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: