Skip navigation

O Comité Olímpico Internacional designou, em 2001, a capital chinesa, Pequim, para acolher os Jogos Olímpicos de 2008. Sendo a China um país que edifica o seu crescimento económico a expensas de a exploração (na verdadeira acepção da palavra) do trabalho humano/infantil e utiliza instrumentos como a censura para consolidar a autoridade política, levantam-se numerosas interrogações quanto ao modo como o país levará a cabo a realização e a transmissão do evento.
De acordo com os Repórteres sem Fronteiras (RSF), a China mantém presos cerca de 30 jornalistas e 50 cibernautas. O Governo chinês ignora a pressão dos activistas pelos direitos humanos e continua a censurar sites, fóruns de discussão, blogues. “A lei sanciona fortemente a “divulgação de segredos de Estado”, a “subversão” e a “difamação”, acusações que frequentemente se utilizam para silenciar as vozes mais críticas”, lê-se num comunicado do RSF.
“Não aos Jogos Olímpicos sem Democracia!”
Para que a realização dos Jogos Olímpicos seja transparente, os RSF exigem a libertação de todos os jornalistas e cibernautas presos no país; a abolição definitiva dos artigos restritivos do Guia dos correspondentes estrangeiros; suspensão dos “11 mandamentos da Internet”, que fomentam a censura e a autocensura. Além disso, reivindicam a legalização das associações independentes de jornalistas e das organizações de defesa dos direitos humanos, bem como a supressão da lista dos profissionais dos media e activistas dos direitos humanos cuja entrada na China está interdita.
Assina petição aqui!
Anabela Santos
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: