Skip navigation

dsc09858.jpg

 

Hoje participei na performance da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) que pretendia alertar e homenagear as 21 mulheres que morreram devido a violência doméstica no ano passado. Estenderam-me algo que representava uma mancha de sangue, nela o nome de uma das vítimas que eu estaria a “representar”. Nazaré Fernandes foi esse o nome.

Não só um nome mas mais uma vitima de maus-tratos e que acabou por falecer deles. Várias perguntas me assombravam: como terá ocorrido a morte? Que idade tinha? Quando tempo terá ela ficado a sofrer maus-tratos? Qual seria a sua profissão? Qual seria a sua vida? Tantas perguntas e no fundo pouco me adiantava conhecer as respostas, a verdade é que mais uma vida desapareceu devido a barbaridade da violência. A violência escondida, dissimulada, a violência daquele a quem confiava, acreditava, amava…

Face a esta situação questiona-se o que poderá ser feito? Prevenção? Formação para a igualdade? Penas mais pesadas para o acto que já é considerado crime? Perguntava-me o que estaria eu a fazer? A utilidade deste gesto? Precisava saber mais, o máximo que encontrei num artigo de um jornal diário foi uma simples frases: “Nazaré Fernandes ia nos 50 quando o marido lhe deu um tiro mortal”. Assim, desta forma tão resumida se descrevia este gesto horrível, um gesto e tudo acabava para ela, um simples gesto. 

Na verdade as vítimas não têm voz, as vítimas estão enclausuradas no silêncio, aprisionadas na solidão, vivem no medo, no escuro. Escuro como o preto do lenço que usamos para esconder o rosto, preto como a faixa que indicava 21 mortes, preto como a roupa que trazíamos, preto da dor, da tristeza, do luto, da morte.

Para além das estatísticas, uma vida, uma pessoa, para além de um nome, uma identidade, um ser humano, uma mulher.

Sylvie Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: