Skip navigation

De acordo com o relatório ‘Global employment trends for women’ [Março|2008 ] atinente à participação das mulheres no mercado de trabalho mundial, a taxa de emprego feminina aumentou 18,4% na última década, correspondendo a um acréscimo de 200 milhões de mulheres. Mas não nos deixemos inebriar por este acréscimo!

Com efeito, o espectro do desemprego encontra nas mulheres o seu alvo preferencial: o número de mulheres desempregadas aumentou de 70,2 para 81,6 milhões no último decénio. A taxa de desemprego feminina foi de 6,4%; um valor que se sobrepõe aos 5,7 % da masculina.

As mulheres concentram-se maioritariamente nos sectores menos produtivos da economia. Estão mais afectas às flutuações do mercado, as suas remunerações são inferiores às dos homens e encontram mais dificuldades no acesso à protecção social e no exercício dos seus direitos fundamentais.

O documento do International Labour Office destaca, contudo, tendências vaticinantes de um progressivo empoderamento das mulheres. Os níveis de educação das mulheres aumentaram globalmente e, em diversas regiões, verificou-se um estreitamente da desigualdade de género no âmbito das relações laborais.

O empoderamento económico das mulheres está intimamente relacionado com as suas possibilidades de participar no mercado de trabalho e com as condições que enfrenta quem deseja encontrar um emprego”, lê-se no relatório.

O aproveitamento das potencialidades das mulheres e a sua integração no mercado de trabalho (com a salvaguarda dos seus direitos!) revestem-se de suma importância, já que confluem para o desenvolvimento económico mundial.

Para obter informações detalhadas sobre as regiões em análise, clica AQUI!

Anabela Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: