Skip navigation

 

Um colóquio organizado na Universidade da Moda de Lyon, no dia 28 e 29 de Abril, está a causar uma grande discórdia em França. Tudo isto devido ao seu título. Quando associação escolheu o tema “Véus desvendados, pudor, fé, elegância”, não imaginava que iria suscitar várias reacções de descontentamento. A Universidade pretendia “ estabelecer, no quadro da Universidade da Moda, uma “antropologia” do véu, com três aspectos: o pudor, a fé, a elegância, abordando assim todos os aspectos do véu, simbólico, sociológico e estético, na história e no mundo contemporâneo, através de funções laicas e religiosas”.

 

Numa carta aberta, Annie Sugier, presidente da Liga dos Direitos das Mulheres demonstrou o seu descontentamento. “Ao mesmo tempo que a nossa associação esta a desenvolver uma campanha internacional para denunciar a segregação institucionalizada ao encontro das mulheres nos países onde o porte do véu é obrigatório. Em França, uns responsáveis públicos da educação permitem-se de banalizar um tal sinal e o associar a elegância!” “ Tivemos o corsário, os pés ligados das chinesas, o colar de anéis de algumas africanas… Tanto o pudor que impunham as mulheres de esconder os sinais da sua feminilidade, tanto ao inverso e a obrigação de seduzir que impunha até ao grotesco de lhe dar destaque”.

 

O mesmo fez a associação “ Regards des Femmes”, numa carta aberta ao presidente da Universidade lamentou o colóquio. Para a associação o título “banaliza uma violência extrema contra as mulheres”, “contra todos os princípios universais da dignidade dos seres humanos”. Para Michèle Vianès “ o véu das mulheres, é a estigmatização da discriminação, da separação, de fétiches sexuais, que consideram as mulheres como propriedades dos maridos, das famílias ou do Deus e intocáveis para os outros”. Assim esta estratégia patriarcal de tomada de controlo do corpo das mulheres, não devia ser apoiada por uma universidade. A presidente da Associação, tem ainda um pensamento por todas as mulheres maltratadas por recusar este sinal de “elegância”.

 

Mais um episódio na grande polémica do uso do véu em França, que divide a opinião pública.

 

Sylvie Silva Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: