Skip navigation

A BBC Rússia decidiu colaborar com a maior plataforma de bloggers no país, o LiveJournal.com. O objectivo é contornar a repressão aos meios de comunicação e permitir que a informação chegue a um maior número de pessoas. O LiveReport é o resultado da cooperação, um espaço onde mais de 9 milhões de bloggers contribuem com os seus artigos e reportagens e, por conseguinte, influem na agenda dos media.

A abertura da agenda da emissora britânica aos contributos dos bloggers russos comporta uma redefinição do papel do jornalista: para além da produção da informação, acrescerá às suas funções a recepção, selecção e organização da que vem do exterior. Os cidadãos, bloggers, detêm, agora, um papel activo na difusão da informação.

Recorde-se que a Rússia constitui um dos maiores predadores da liberdade de imprensa. De acordo com os Repórteres sem Fronteiras, 18 jornalistas russos foram assassinados desde 2000. Recentemente, a Duma firmou uma lei que permite a suspensão e encerramento de programas televisivos ou radiofónicos acusados de calúnia ou difamação. Os jornalistas acusados de difundir deliberadamente informações corrosivas da “honra e dignidade” serão punidos com sanções equiparáveis às previstas para actos de terrorismo, extremismo e ódio racial. 

As recentes alterações legislativas no país de Medvedev (ou de Putin?) não auspiciam nada de bom para o exercício do jornalismo e segurança do próprio jornalista. Parecem, pelo contrário, obstruir e ameaçar a busca, análise e difusão da informação dentro do país e do país para o resto do mundo.  

Anabela Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: