Skip navigation

 

Alcilene Cavalcante (de Oliveira), María Xosé Agra Romero, Miriam Nobre, Miriam Pillar Grossi e Sónia Alvarez são as convidadas estrangeiras a intervir no Congresso Feminista, que se realiza entre 26 e 28 de Junho. Estas convidadas representam diversas correntes de feminismo e da luta pelos direitos da mulher.
“Os convites às conferencistas estrangeiras” obedeceram a uma “lógica diferente da habitual”, disse ao PÚBLICO Manuela Tavares, uma das promotoras do congresso. O objectivo é “tornar visível o trabalho produzido em países como o Brasil ou a Espanha, que muitas vezes fica ocultado pelas “grandes” produções teóricas anglo-saxónicas ou francófonas”.
Para Manuela Tavares, os convites obedeceram também à “necessidade de dar uma visão do feminismo como uma corrente plural”, acreditando que aí “pode vir a residir a sua força”.
É também objectivo do Congresso “dar expressão a novos trabalhos feitos no âmbito do mundo académico e do activismo que não têm tido visibilidade e oportunidade de se exprimir nos congressos convencionais”.
Alcilene Cavalcante (de Oliveira), brasileira, doutorada em Literatura, é membro do movimento Católicas pelo Direito de Decidir.
María Xosé Agra Romero, espanhola, é professora de Filosofia Moral e Política na Universidade de Santiago de Compostela.
Miriam Nobre, uma engenheira agrónoma brasileira, é coordenadora do Secretariado Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.
Antes, Miriam Nobre estudou temas como a economia feminista e a questão agrária, tendo colaborado em muitos grupos de trabalho do governo brasileiro.
Miriam Pillar Grossi, professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia entre 2004 e 2006. Integra o conselho editorial da revista Estudos Feministas.
Sónia Alvarez é investigadora e professora na Universidade da Califórnia, no Estados Unidos da América, e está ligada aos movimentos sociais e feministas na América Latina. É, desde 2003, vice-presidente da Associação de Estudos Latino-Americanos.

Fonte: Jornal “Publico” [24.05.08]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: