Skip navigation

O Campeonato Europeu 2008 já começou e, este ano, possui como palcos a Suíça e a Áustria. Bandeiras hasteadas nos lares portugueses, milhares de adeptos em êxtase e a idolatria em torno do Cristiano Ronaldo, bafejado pelo (insuportável) furor mediático, são alguns dos quadros ilustrativos dos últimos dias.

Não obstante a celebração do desporto-rei, o futebol, este evento ostenta um lado negro que, inexplicavelmente, parece passar despercebido aos olhos dos media: o tráfico de mulheres para a prostituição.

Com efeito, eventos desportivos de projecção alargada, como o Euro 2008, não movem somente a bola entre as quatro linhas; ensejam a coisificação e exploração sexual de mulheres que, por circunstâncias diversas, caem nas teias das redes e máfias de tráfico de pessoas.

Para difundir informações sobre a dimensão do tráfico humano, o perfil das vítimas e dos recrutadores, cerca de 25 associações de defesa dos direitos humanos, instituições de apoio, eclesiásticas e sindicalistas juntaram-se para lançar a campanha “Euro 2008 contra o tráfico de mulheres”. Iniciada em Março, a campanha adquire maior intensidade no mês de Junho, terminando no Outono.

As reivindicações do “Euro 2008 contra o tráfico de mulheres” consistem nas seguintes linhas:

– Informação: os participantes directos e indirectos do Euro 2008 devem consciencializar-se dos contornos e corolários do tráfico de seres humanos;

– Prevenção: homens e mulheres devem saber agir perante uma vítima de tráfico e utilizar correctamente os instrumentos de denúncia.

– Protecção: o combate ao tráfico de pessoas passa pela criação de políticas convergentes para a protecção dos direitos das vítimas.

Uma das iniciativas integrantes da campanha consiste na colocação online de uma petição que exige a optimização das plataformas de protecção das vítimas, das testemunhas. A petição pode ser assinada AQUI. Não fiques de fora!    

Anabela Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: