Skip navigation

Haiti, Michelle Pierre-Louis é a nova primeira-ministra do país

Michelle Pierre Louis, economista de 61 anos, é a nova primeira-ministra do Haiti. E a segunda mulher a assumir este cargo, depois de Claudette Werleigh, que foi primeira-ministra de Novembro de 1995 a Fevereiro de 1996. A nominação de Michelle Pierre Louis surge depois da apresentação de três candidatos pelo presidente Renè Preval.  

Os factos. Desde que Jacques Edouard Alexis, ex-primeiro-ministro, foi forçado pelas violentas manifestações a abandonar o cargo decorreram três meses e meio. Meses nos quais o país respirou um ar particular: temia-se o regresso à guerra civil. Por um lado, a população, enfurecida contra o indiscriminado aumento dos preços dos bens de primeira necessidade, sobretudo farinha e arroz; por outro, a “política” culpada, na perspectiva da população, pela pesada situação na ilha e de não ter sido capaz de administrar a economia do país. O presidente Preval encarou a situação praticamente sozinho e só depois de três tentativas conseguiu a eleição de uma “Dauphine”. Portanto, o Senado haitiano deu luz verde, ontem, mas a Câmara já tinha dado o seu parecer favorável em 17 de Julho do ano passado.                 

O futuro. A economista de 61 anos, desde sempre próxima das posições de Preval, deverá agora estudar o programa de Governo e procurar formar um executivo capaz de fornecer respostas às questões incessantes da população, sobretudo na luta contra a pobreza, fome e a larga corrupção que grassa no país. Expert em economia, Michelle Pierre Louis estudou em Nova Iorque para depois emigrar para França e prosseguir os seus estudos sobre administração de escala aeroportuária. Em 1995, foi dirigente de uma organização não-governamental, a Fokal, financiada pelo magnata norte-americano, George Soros. No Haiti, há muito confiança na sua capacidade de primeira-ministra, que deverá ter em atenção o estado dos custos de um dos países mais pobres do mundo, onde a população vive com menos de dois dólares por dia.      

Texto Original: AQUI!

Tradução: Anabela Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: