Skip navigation

obama-oregon4

A eleição de Barack Obama transformou-se em muito mais do que uma vitória política. “ Um negro na casa branca”, como fizeram questão de salientar tantas vezes, é inquestionavelmente um passo importantíssimo na igualdade de cidadãos. Uma esperança renasceu, voltou a falar-se de tolerância, de luta contra o racismo, voltou a falar-se de solidariedade, de paz.

Uma mudança que entusiasma muitos, já que se espera passos decisivos, tanto para os Estados Unidos como para o mundo, como a retirada progressiva das tropas no Iraque nos próximos 16 meses, e o encerramento da prisão militar de Guantánamo.

A Obamania pode parecer exagerada na expectativa que se cria à volta do presidente, mas não o é na simbologia que a sua eleição representa. Essa vitória, é portanto um passo histórico, tornou-se na vitória contra o racismo.

Há cinquenta anos, Martin Luther King pedia um boletim de voto para que “ desta noite negra nasça uma aurora de justiça”, hoje temos um presidente. O que parecia impossível afinal não o era, os americanos confiaram num homem pelo seu discurso e não pela sua cor de pele.

Caso de se dizer: “ Yes, we can”.

Sylvie Silva Oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: